Educação

Veja dicas para a prova de redação do Enem
Quem foge do tema ou escreve até sete linhas tira nota zero.
MEC exige que o aluno cumpra cinco competências; veja quais são.

Do G1, em São Paulo



A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai exigir do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato;

saiba mais
10 dicas para a prova de linguagens
10 dicas para a prova de ciências humanas
10 dicas para a prova de ciências da natureza
10 dicas para a prova de matemática
Veja o guia da redação feito pelo Inep
A redação será feita no dia 4 de novembro, o segundo dia do Enem, junto com as provas de linguagens e matemática.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.

Veja os tema de redação nas edições do Enem | Ano
Tema da redação


1998 Viver e aprender
1999 Cidadania e participação social
2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006 O poder de transformação da leitura
2007 O desafio de se conviver com as diferenças
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009 O indivíduo frente à ética nacional
2010 O trabalho na construção da dignidade humana
2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado


O G1 ouviu os professores de redação e português do site Descomplica, Rafael Cunha, e Miguel Veloso de Araújo, do cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar dicas aos candidatos. Confira:

Aumenta as chances de uma boa nota:
- Cumprir as cinco competências exigidas pelo MEC (veja abaixo);
- Ler com bastante atenção o tema proposto e as orientações;
- Fundamentar opinião com explicações e argumentos;
- Marcar as palavras ou fragmentos que indicam o posicionamento dos autores nos textos motivadores e refletir;
- Estar por dentro das atualidades;
- Prestar atenção na pontuação que também é avaliada.

Dá nota zero:
- Fugir do tema;
- Entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos;
- Copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema;
- Usar palavrões ou desenhos;
- Desrespeitar os direitos humanos.

Outras dicas:
- Capriche na letra, se ela não estiver legível, a correção fica comprometida;
- O uso do lápis não é permitido, nem mesmo na redação;
- Apesar do título ser facultativo e não contar pontos, se for bem feito pode ajudar a causar um bom impacto junto aos avaliadores;
- Não tente enganar a banca e aumentar a letra ou o espaçamento entre as palavras para ganhar mais linhas no texto.

As competências
No ano passado, os candidatos tiveram de desenvolver uma dissertação sobre o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público o privado”. O MEC divulgou no Guia do Participante algumas redações que tiveram a nota máxima, 1.000, pois cumpriram as exigências relativas às cinco competências. São elas:

1ª competência

Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
2ª competência

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
3ª competência

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
4ª competência

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
5ª competência

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Fonte: Inep/MEC



Mudanças na correção
A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.


Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no sitehttp://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

do G1
_________________________________________________________

Um em cada quatro professores da educação básica não tem diploma de ensino superior

Publicado em 29.04.2012



Aproximidamente 25% dos professores que trabalham nas escolas de educação básica do país não têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Apesar de ainda existir um enorme contingente de professores que não passaram pela universidade – eram mais de 530 mil em 2011 – o quadro apresenta melhora. Em 2007, os profissionais de nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra o censo. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, os números são mais um indicativo de que o magistério não é uma carreira atraente.

“Isso mostra que as pessoas estão indo lecionar como última opção de carreira profissional. Poucos profissionais bem preparados se dedicam ao magistério por vocação, uma vez que a carreira não aponta para uma boa perspectiva de futuro. Os salários são baixo, e as condições de trabalho ruins”, explica.

A maior proporção de profissionais sem formação de nível superior está na educação infantil. Nas salas de aula da creche e pré-escola, eles são 43,1% do total. Nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm diploma universitário, percentual que cai para 15,8% nos anos finais (6° ao 9º ano). No ensino médio, os profissionais sem titulação são minoria: apenas 5,9%.

Para a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, é um “grande equívoco pedagógico” colocar os professores menos preparados para atender as crianças mais novas. “No mundo inteiro é exatamente o contrário, quem trabalha na primeira infância tem maior titulação. Quando o professor entra na rede vai para a educação infantil quase como que um 'castigo' porque ela não é considerada importante. Mas, na verdade, se a criança começa bem sua trajetória escolar, as coisas serão bem mais tranquilas lá na frente”, pondera.

Segundo Cleuza, o nível de formação dos professores varia muito nas redes de ensino do país. Enquanto em algumas cidades quase todos os profissionais passaram pela universidade, em outras regiões o percentual de professores que só têm nível médio é superior à média nacional. “Temos, às vezes, uma concentração maior de professores sem titulação em alguns locais do Brasil, como a Região Norte, por exemplo, onde as distâncias e as dificuldades de acesso impedem que o professor melhore sua formação”, aponta.

O resumo técnico do Censo Escolar também destaca que em 2010 havia mais de 380 mil profissionais do magistério matriculados em cursos superiores – metade deles estudava pedagogia. Isso seria um indicativo de que há um esforço da categoria para aprimorar sua formação. Mas o presidente da CNTE ainda considera “muito alto” o número de professores sem diploma universitário, especialmente porque nos últimos anos foram ampliados os estímulos para formação de professores nas instituições públicas e privadas de ensino superior.

Uma das alternativas para quem já atua em sala de aula e quer aprimorar a formação é a modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para licenciaturas. O programa paga as mensalidades de um curso em faculdade particular e depois da formatura o estudante pode abater sua dívida se trabalhar em escolas da rede pública – cada mês em serviço abate 1% do valor.

“Os programas são oferecidos, mas as condições não são dadas aos professores para que eles participem. O professor não tem, por exemplo, a dispensa do trabalho nos dias em que ele precisa assistir às aulas. As prefeituras e governos estaduais que deveriam ser os primeiros interessados acabam não estimulando o aprimoramento”, diz Roberto Leão.

do PEmais
com informações de agências
___________________________________________________________________

Ensino de música é ampliado no Estado
Iniciativas do Conservatório Pernambucano de Música trazem resultados para a região

Publicado em 09/04/2012

A música clássica como motor de transformação em Pernambuco. É essa a proposta do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), que desde 2007 tem à frente da instituição o instrumentista e docente Sidor Hulak e sua equipe. Em seu segundo mandato, o diretor do CPM, e todo o Estado, colhem agora os frutos desse momento inicial de gestão, que teve como uma das principais ações o projeto Orquestrando Pernambuco. 

Realizado em comunidades menos favorecidas da Região Metropolitana, o projeto foi criado para atender jovens e adolescentes através da iniciação musical e o ensino de instrumentos de cordas friccionadas, como violino, violoncelo e contrabaixo. Até 2011, foram formados quatro núcleos pedagógicos, com sala de aula e instrumentos, para receber 20 alunos nos bairros de Santo Amaro, Coelhos, Brasília Teimosa e Limoeiro, abrindo espaço, com este, no interior do Estado. A novidade deste ano é a ampliação do projeto em mais dois núcleos: um na Paróquia do Alto do Céu (Região Metropolitana do Recife), e outro no Centro Cultural Capiba, em Surubim, no Agreste, com capacidade para 30 alunos em cada. “Estamos agora priorizando a interiorização do projeto, fazendo com que a atividade musical siga no ritmo do desenvolvimento social”, explica Sidor Hulak. Um dos trunfos do projeto é a entrada de dois participantes do Orquestrando Pernambuco na Orquestra Sinfônica Jovem, do CPM. “É uma vitória tanto para nós quanto para eles. Agora eles vão continuar estudando, mas também serão profissionais. É um grande incentivo para os outros alunos”, explica Hulak. Para a abertura dos dois novos núcleos pedagógicos, os participantes do projeto devem fazer um concerto, ainda neste mês, com uma composição inédita dos maestros Duda e Cláudio Pereira.

Fonte: JC On LIne
_________________________________________________________

Inscrições para intercâmbio custeado pelo Governo começam nesta segunda


O programa de intercâmbio Ganhe o Mundo, custeado pelo Governo de Pernambuco, para estudantes da rede pública, abre inscrições nesta segunda-feira (6). Elas seguem até o dia 13 de fevereiro. Podem participar da seleção alunos matriculados nas turmas iniciadas em 2011 no curso intensivo de inglês promovido pelo Estado.

Ao todo, 700 jovens do nível médio de escolas estaduais serão escolhidos para ganhar bolsa de R$ 540 e cursar um semestre letivo no Canadá, Estados Unidos ou Reino Unido. O embarque dos convocados está previsto para agosto e setembro deste ano. O concorrente vai precisar passar por duas estapas: provas escrita e oral de inglês e entrevista individual. As avaliações devem ser realizadas ainda este mês e em março.

As inscrições e o edital do concurso estão disponíveis no sitewww.educacaco.pe.gov.br.

Fonte: NE10

____________________________________________________________________________
Pernambuco oficializa parceria com EUA para intercâmbio de alunos da rede estadual
Alunos terão bolsas integrais para estudar no exterior. O programa também beneficia os professores da rede com aulas de capacitação

Alunos da rede estadual de ensino de Pernambuco receberão bolsas para estudar inglês e espanhol no exterior com incentivo oficial do governo americano. O documento que formaliza o apoio dos Estados Unidos ao programa “Ganhe o Mundo”, lançado em novembro de 2011 pelo Governo do Estado, foi assinado pelo governador Eduardo Campos e pela subsecretária para Assuntos Políticos dos EUA, Wendy Sherman, na tarde desta sexta-feira (3).

O Ganhe o Mundo engloba três eixos de atuação. O primeiro é a promoção de aulas de inglês e espanhol para 24 mil alunos em 273 escolas estaduais de 124 municípios pernambucanos, e o outro é a capacitação do professorado da rede estadual. Cinco especialistas na língua inglesa virão dos EUA para capacitar ao longo do ano 450 docentes. 

As primeiras turmas tiveram início no dia 21 de novembro do ano passado. Em maio serão selecionados os 800 alunos do curso que mais se destacaram nas aulas. Após a seleção, os estudantes vão passar por um período preparatório, no qual terão acompanhamento psicológico, até embarcarem para o exterior no mês de setembro.

Além dos EUA, o Canadá, a Nova Zelândia e a Inglaterra receberão os estudantes que optaram pelo inglês. Espanha e países da América do Sul são destino daqueles que escolheram o aprendizado em espanhol. Os contemplados terão passagens, seguro saúde e estadia gratuitos. Além disso, receberão uma ajuda de custo de US$ 300 por mês.

O terceiro e último eixo do programa vai beneficiar 50 alunos da Escola Estadual Santos Dumont, no Recife. Os estudantes vão receber bolsas integrais de estudo por dois anos completos para o curso de inglês no centro binacional Associação Brasil-America.

O governo está investindo no programa cerca de R$ 690 mil para capacitar os professores e cobrir as despesas do projeto. Além desse valor, o governo americano irá destinar US$ 150 mil para o programa, que englobam as despesas com um especialista, os custos da viagem e d todo o material didático utilizado pelos alunos.

Fonte: NE10
___________________________________________________________
Matrículas dos feras aprovados na UFPE começam nesta segunda-feira
As matrículas dos candidatos classificados no Vestibular 2012 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) começam na próxima segunda-feira (6). No Recife, o processo será realizado das 8h às 12h e das 14h às 17h no Centro de Ciências Sociais Aplicadas, localizado dentro do campus da UFPE Recife.

Nos campi do interior (Vitória de Santo Antão e Caruaru), os candidatos devem se dirigir ao Corpo Discente da unidade da UFPE para a qual foram aprovados. O horário de atendimento é o mesmo: das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Confira os documentos exigidos: 

» Cópia legível e autenticada:
- Identidade;
- Título de eleitor e comprovante de quitação com o Serviço Eleitoral (dois turnos), para maiores de 18 (dezoito) anos, ou protocolo de cartório eleitoral;
- Comprovante de quitação com o Serviço Militar ;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- CPF.

» Original ou cópia legível e autenticada:
- Histórico Escolar e Certidão de Conclusão do Ensino Médio (contendo carimbo, assinatura e matrícula funcional da direção e da Secretaria do estabelecimento) ou Certidão de Exame Supletivo do Ensino Médio (antigo segundo grau).

» Ficha de Dados Cadastrais preenchida. A ficha está disponível no site da Covest.


Fonte: NE10
_____________________________________________________________

Inscrições para o vestibular de verão da Fafica terminam neste domingo

As inscrições para o Vestibular de Verão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) terminam neste domingo (22). Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, na página da internet da faculdade.

Depois da inscrição, o candidato pode efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 60, preferencialmente em qualquer correspondente da Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas. O prazo limite para o pagamento da taxa de inscrição, através de boleto gerado via internet é 23 de janeiro. As provas do Vestibular de Verão acontecem, em uma única etapa, no dia 29 de janeiro.

No total estão sendo oferecidas 434 vagas, distribuídas da seguinte forma: 40 vagas para o curso de licenciatura em História; 56 vagas para o curso de Letras (habilitação Espanhol/Inglês); 64 vagas para o curso de Pedagogia; 23 vagas para o curso de Filosofia; 46 vagas para o curso de Teologia; 31 vagas para o curso de Administração(1ª entrada); 70 vagas para o curso de Administração(2ª entrada); 15 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1ª entrada); 31 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2ª entrada); 18 vagas para o curso de Tecnologia em Redes de Computadores(1ª entrada); 40 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão Comercial (1ª entrada).

Todos os cursos funcionam no horário noturno. Tanto o edital, quanto o Manual do Candidato estão disponíveis no site da FAFICA. Os aprovados no Vestibular de Verão ingressarão na Faculdade ainda no primeiro semestre letivo de 2012.
Fonte: NE10
_________________________________________________________________
 
Programa de intercâmbio da UFPE tem inscrições adiadas

As inscrições do Programa Ciência sem Fronteiras foram prorrogadas até o dia 31 deste mês, uma terça-feira. O programa é voltado para estudantes universitários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que querem fazer um intercâmbio acadêmico, estágio ou cursos de idiomas nos Estados Unidos, na França, na Itália, no Reino Unido ou na Alemanha.

Os alunos interessados devem apresentar o formulário de inscrição e o exame de proeficiência exigido ou comprovante do agendamento da prova, na Cooperação Internacional, na reitoria da UFPE. Os principais objetivos do Ciência sem Fronteiras são oferecer uma oportunidade de estudo a brasileiros em diversas universidades de excelência pelo mundo, permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas e complementar a formação de alunos brasileiros, dando-lhes a oportunidade de viver experiências educacionais.

Fonte: NE10
__________________________________________________________
UFPE se destaca na prova da OAB
A universidade teve o segundo maior índice de aprovação do País

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a instituição de ensino com o segundo maior índice no País de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É o que consta no ranking divulgado nesta segunda-feira (16) com a relação de quem teve o melhor desempenho no 5º Exame de Ordem Unificado.

Segundo a OAB, as instituições públicas se destacaram entre as que mais tiveram estudantes aprovados no exame, que permite aos bacharéis atuarem como advogados.

Foram avaliadas todas as faculdades (públicas e privadas) que tiveram inscritos, cada uma, pelo menos 20 candidatos ao teste. O melhor desempenho foi da Universidade Federal do Espírito Santo, com 80,8% de alunos aprovados, seguido pela UFPE (78,6%) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (77,9%).

Para a diretora da Faculdade de Direito da UFPE, Luciana Grassano, o bom desempenho não só da UFPE como de todas as universidades federais se deve ao estímulo que o governo federal vem dando através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “A UFPE pôde se aproveitar desse fortalecimento e ampliar seu quadro docente, com professores com doutorado. Além disso, a melhora nas nossas instalações, que voltaram para sua sede histórica, cria um clima de satisfação entre funcionários e alunos”, avalia a diretora.

No geral, o índice de aprovação no exame foi de 24%. Ao todo, 106.086 pessoas fizeram a prova e 26.010 passaram e receberão a carteira profissional para exercer a advocacia. A Bahia foi o Estado que, proporcionalmente, apresentou o melhor desempenho no exame, com um índice de aprovação de 30,6% - dos 5.053 candidatos, 1.548 foram aprovados. Em segundo lugar ficou Santa Catarina, que obteve um índice de 29%, seguido de Rio Grande do Sul (28,78%), Rio de Janeiro (28,27%) e Minas Gerais (27,63%). Pernambuco ficou com o 23º lugar, com 20,82% de aprovados.

Em matéria divulgada no site da OAB, o presidente nacional do órgão, Ophir Cavalcante, disse que o índice de aprovação ainda está longe do ideal, mas que houve um significativo avanço em relação ao desempenho dos Exames de Ordem Unificados de anos anteriores. “O exame de ordem é termômetro para aferir a qualidade do ensino jurídico brasileiro, e como tal serve de referência para a comunidade acadêmica, não apenas a jurídica, no sentido de oferecer subsídios para melhor qualificar os futuros profissionais de direito”, afirmou.

Fonte: Jornal do Commercio
________________________________________________________

ProUni já tem 700 mil inscritos para disputar bolsas de estudo

Até o meio-dia desta terça-feira (17), o Programa Universidade para Todos (ProUni) já havia recebido inscrições de 733 mil candidatos interessados em uma das 195 mil bolsas de estudo disponíveis para o primeiro semestre deste ano. O processo segue até quinta-feira (19), exclusivamente pela internet.

Ao acessar o sistema, o estudante pode escolher até duas opções de cursos, indicando sua prioridade. Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o maior número de inscrições veio de São Paulo: mais de 280 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 165 mil; Bahia, com 96 mil; Rio de Janeiro, com 95 mil; e Rio Grande do Sul, com 94 mil. Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil, parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos

A lista dos aprovados em primeira chamada está prevista para 22 de janeiro. Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula. Após esse processo de confirmação, será divulgada a segunda chamada no dia 7 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre 22 e 24 de fevereiro.

Fonte: NE10
________________________________________________________________

Diário Oficial publica portaria com regras para o ProUni 2012

Publicado em 09.01.2012, 



A cinco dias do início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) – que se destina a conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior –, o Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira (9) portaria, no Diário Oficial da União com as regras do processo seletivo. As inscrições serão feitas apenas no site http://siteprouni.mec.gov.br, de 14 a 19 de janeiro.

De acordo com o documento, para concorrer à bolsa, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.

Para a pré-seleção, a análise será feita da maior para a menor nota. Mas a vaga só estará garantida após participação e aprovação nas fases seguintes do processo. As instituições de ensino superior cadastradas deverão divulgar o número de bolsas para cada curso e turno oferecidos.

A portaria define ainda que professores da rede pública também podem se inscrever no ProUni. Porém, estão autorizados apenas a pleitear bolsas em cursos de licenciatura e pedagogia. O objetivo do governo é incentivar o aperfeiçoamento dos profissionais de educação, sobretudo, os que estão em sala de aula.

As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%. Os indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência devem pleitear bolsas referentes a ações afirmativas, segundo a portaria.

Estudante de direito no Centro Universitário UDF, em Brasília, Heitor Cristian Pereira Kalil, de 18 anos, disse que o ProUni o ajudou a chegar ao ensino superior. “A maior parte das pessoas que eu conheço não conseguiriam fazer faculdade se não fosse o ProUni. Eu, por exemplo, não posso pagar um curso que custa R$ 1,3 mil por mês. O ProUni que me ajuda a realizar um sonho”, disse o universitário.

Fonte: Agência Brasil
_____________________________________________________________

Listão da UFPE será divulgado na próxima quinta
Publicado em 09.01.2012, 


Ilustração: NE10
A expectativa dos mais de 40 mil feras que concorrem a uma das vagas oferecidas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba na próxima quinta-feira (12). A Covest anunciou que o listão do Vestibular 2012 será divulgado às 10h, na sede da instituição, localizada no bairro do Derby, no Recife. 

O resultado também poderá ser conferido no Portal NE10 e no site da Covest (www.covest.com.br). O listão estava previsto para ser divulgado até o dia 31 de janeiro, mas com a antecipação das notas do ENEM, a Comissão do Vestibular decidiu adiantar o processo.

PRIMEIROS COLOCADOS - Os dez primeiros colocados serão anunciados uma hora antes do listão, às 9h. A premiação deste ano será diferente das de anos anteriores. O primeiro colocado de cada um dos nove grupos vai ganhar um tablet da Apple (o Ipad 2). O primeiro lugar de escola pública também vai receber o mesmo prêmio, assim como o estabelecimento de ensino onde ele estudou.

Fonte: NE10
______________________________________________________

Vagas para casas dos estudantes da UFPE

As casas dos estudante (masculina e feminina) da Universidade Federal de Perambuco (UFPE), câmpus Recife, abrem inscrições para seleção de novos moradores, entre os dias 9 e 27 deste mês para alunos veteranos. Para os novatos da instituição, o período para se inscreverem é de 6 a 10 de fevereiro. O número de candidatos selecionados vai depender do número de vagas existentes ou que venham a surgir até 15 de maio.

Para concorrer à vaga, o estudante deve ser de baixa renda, não residir na Região Metropolitana do Recife, estar regularmente matriculado em curso de graduação e ter condições de concluir o curso dentro do prazo estabelecido no Regimento Interno das Casas do Estudante Universitário. Se houver disponibilidade de vagas, o aluno de pós-graduação stricto sensu poderá se candidatar. A prioridade é para estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

A inscrição deve ser realizada na Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), na sala 230 da Reitoria, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30. A lista de documentos necessários pode ser consultada no edital de seleção, disponível no site www.ufpe.br/proacad.

Na seleção, serão realizadas entrevistas com os candidatos, análise de documentos, visitas domiciliares e trabalho em grupo. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 19 de março. Caso haja remanejamentos, as listas serão divulgadas nos dias 30 de abril e 15 de maio. Mais informações: (81) 2126.7010.

Fonte: NE10
_________________________________________________________________________________
Faculdade Pernambucana de Saúde oferece cursos de pós-graduação

A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação lato sensu em Psicologia Clínica Hospitalar, Bioética, Enfermagem do Trabalho e Fisioterapia em Saúde da Mulher. As inscrições podem ser feitas no campus da FPS, localizado na Imbiribeira. Os cursos começam em março.

As aulas acontecem quinzenalmente nas sextas (das 18h às 22h), e nos sábados (das 08h às 17h). Estão previstas aulas práticas nos programas dos quatro cursos que deverão ocorrer de segunda à sexta-feira, com calendário definido antecipadamente.

Fonte: NE10
_________________________________________________________________________________
SISU
MPF pede que nota da redação do Enem seja desconsiderada na seleção para o SiSu

Publicado em 03.01.2012,


O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) pediu a Justiça Federal para que a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja desconsiderada nos critérios de avaliação dos alunos no Sistema de Seleção Unificada (SiSu). O pedido faz parte de uma Ação Civil Pública ajuizada na semana passada e apresentada pelo MPF nesta segunda-feira (2).

O pedido tem base nos critérios usados na correção da prova e que não foram divulgados pelo Ministério da Educação. Para o procurador Oscar Costa, quem fez a solicitação à Justiça, as notas da redação e da prova não poderiam ser incluídas em um mesmo critério de seleção, já que a metodologia de correção e cálculo das notas são diferentes.

De acordo com o MEC, a correção da prova objetiva tem base na Teoria de Resposta ao Item, que é calculado com base no nível de dificuldade das questões e o número de erros e acertos dos candidatos. Já a nota da redação, para Oscar Filho, é calculada com valor absoluto, e não com base em estatística, como a prova objetiva.

A ação feita pelo MPF pede para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) explique como é feito e quais os critérios de correção das provas objetivas, já que, segundo o procurador, apenas explicar aual metodologia não significa que seja compreensível a forma como é utilizada. O procurador acredita ainda que o MEC e o Inep não poderiam deixar de explicar como funcionam esses critérios, uma vez que eles são determinantes para o ingresso às universidades.

Desde a divulgação dos resultados da prova do Enem, muitos candidatos protestaram, via internet, de que as notas estariam abaixo do número de questões acertadas quando comparados com o gabarito oficial.

LEIA MAIS

Fonte: NE10
__________________________________________________________

Jaboatão dos Guararapes abre vagas para professores

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Educação, abre a partir desta quarta-feira (04) as inscrições para uma seleção simplificada de professores Educação Infantil, Ensino Fundamental I e EJA (módulos I, II e III). Também serão selecionados, para o cadastro de reservas, professores de Língua Inglesa, Brailista e Intérprete de Libras. As matrículas seguem até a sexta-feira (06). 

De acordo com a secretária executiva de educação de Jaboatão dos Guararapes, Edilene Soares, foi preciso criar a seleção em decorrência da insuficiência de candidatos aprovados no último concurso, realizado em janeiro de 2010. Outro motivo, são as prováveis lacunas que aparecerão com as licenças de professores. 

Os interessados devem comparecer das 8h às 17h à quadra da Secretaria de Desenvolvimento Social, na sede da Secretaria Executiva de Educação, em Candeias. Os candidatos que desejam concorrer a uma vaga, deverão levar o currículo, com cópias documentais comprobatórias dos dados informados; uma carta de recomendação emitida por Instituições de Ensino, às quais o candidato já foi vinculado; o formulário de inscrição devidamente preenchido; e cópias de Carteira de Identidade (ou documento oficial com foto) e CPF.

Caso o candidato seja portador de deficiência, ele deverá apresentar laudo médico emitido nos últimos 12 meses, atestando o tipo e o grau ou o nível da deficiência. Será permitido concorrer a apenas a uma vaga. A escolha deverá ser registrada na Ficha de Inscrição.

As inscrições também podem ser feitas através de procuração. Para mais informações, os candidatos podem acessar o Edital do dia 29/12/11, no site da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes: www.jaboatao.pe.gov.br

Fonte: NE10
_________________________________________________________________________________
Valor mínimo a ser aplicado por aluno da escola pública cresce 21% em 2012


O investimento anual mínimo por aluno da rede pública para 2012 foi fixado em R$ 2.096, 68 pelo Ministério da Educação (MEC). O valor se refere aos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental (1° ao 5° ano) e serve como base para calcular quanto as redes de ensino (municipal e estadual) irão aplicar para custear as matrículas de cada etapa da educação básica – creche, pré-escola, ensino fundamental e médio.

O patamar definido pelo ministério em portaria publicada na última semana é 21,75% maior do que o referente a 2011 (R$1.722,05). Ele é calculado com base na estimativa de arrecadação dos impostos e contribuições que compõem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Os estados que não atingem o valor mínimo por aluno recebem complementação da União. Segundo o MEC, em 2012, nove unidades da Federação receberão os recursos do governo federal: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

De acordo com as estimativas calculadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC responsável pelo Fundeb, o estado que terá em 2012 o maior investimento por aluno será Roraima: R$ 3.531,27 – considerando o valor que será aplicado para estudantes das séries inicias do ensino fundamental de escolas urbanas. Em seguida aparecem São Paulo (R$ 3.192, 81), Rio Grande do Sul (R$ 2.913,05), Amapá (R$ 2.871,54) e Espírito Santo (R$ 2.831,67). Os patamares de investimento variam de acordo com cada etapa. O valor a ser aplicado por aluno é maior na creche e nas escolas que oferecem ensino em tempo integral.

Fonte: NE10
_________________________________________________________________________________
UPE libera consulta às notas dos remanejáveis

A comissão do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) liberou, no início da tarde desta segunda-feira (2), a consulta às notas dos feras com chances de remanejamento. A consulta pode ser feita no link http://www.processodeingresso.upe.br/vestibular2012/pages/welcome.jsf, informando o CPF e a senha do candidato. 
O primeiro remanejamento será divulgado no dia 15 de fevereiro deste ano.

Além dos remanejavéis no processo de ingresso 2012, que inclui o Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA) e o Tradicional, também foi liberada a consulta para os alunos reprovados. 

MATRÍCULA - Para os classificados (aqueles que ocupam vagas), o período de matrículas vai de 01 a 04 de fevereiro, no horário das 8h às 16h, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da UPE, para os cursos oferecidos no Recife e em Camaragibe.

A matrícula nos demais cursos será realizada nas unidades da UPE no interior, de acordo com os horários de cada campus (Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina, Salgueiro e Arcoverde), como consta no manual do candidato e onde também está disponível a lista de documentos necessários.

Fonte: NE10
__________________________________________________________________________________
Divulgada lista dos feras que terão incentivo de 10% na nota final da UFPE 


A Covest divulgou na tarde desta quarta-feira (28) a lista dos feras habilitados com o incentivo de 10% na nota final do Vestibular 2012 da Universidade Federal de Pernambuco. No total, 8.131 candidatos tiveram o benefício aprovado. A lista está disponível no site www.covest.com.br.

Para garantir o direito a receber o incentivo, os estudantes habilitados ou seus responsáveis precisam comprovar que atendem aos requisitos através de documentos, definidos por edital também disponível no site. Entre os documentos estão o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar. 

Os feras que ainda não possuem os documentos porque estão em fase de conclusão do último ano do Ensino Médio deverão apresentar declaração do estabelecimento de ensino público estadual ou municipal indicando tal situação. No entato, no ato da matrícula, caso seja classificado, o estudante deverá apresentar da comprovação da conclusão do Ensino Médio.

DATAS - O processo de comprovação vai acontecer no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), entre os dias 2 e 6 de janeiro, no caso de cursos da UFPE Recife.

Já no Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru), a comprovação ocorrerá entre os dias 3 e 6 da janeiro, na Coordenação do Corpo Discente da Unidade Acadêmica de Caruaru.

Para a UFPE Vitória, o cronograma de entrega da documentação vai do dia 4 ao dia 6, na Coordenação do Corpo Discente da Unidade Acadêmica de Vitória. 
Leia mais

· Feras que terão incentivo de 10% na nota final da UFPE serão anunciados nesta quarta

· Covest divulga cronograma de comprovação do incentivo de 10% do Vestibular 2012

Fonte: NE10
____________________________________

Nordeste concentra maior número de vagas do Sisu 2012

A partir desta segunda-feira (26), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão consultar onde estão as 108 mil vagas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2012. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas e permite ao estudante tentar ingressar em diferentes instituições a partir da nota obtida no Enem.

Para 2012, as vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte; 12,88%, no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul. Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de instituições participantes: 15 em cada. Nenhuma instituição do Distrito Federal aderiu a esta edição do Sisu.

Os estudantes interessados em concorrer às vagas deverão acessar o Sisu a partir das 0h do dia 7 de janeiro até o dia 12 do mesmo mês. No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro e a segunda no dia 26 do mesmo mês. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizadas para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Veja a oferta de vagas no Sisu por estado

Acre – 240 vagas

Alagoas – 5.805 vagas

Amazonas – 2.722 vagas

Amapá – 160 vagas

Bahia – 5.298 vagas

Ceará – 6.158 vagas

Espírito Santo – 850 vagas

Goiás – 1.561 vagas

Maranhão – 3.238 vagas

Minas Gerais – 11.873 vagas

Mato Grosso do Sul – 6.815 vagas

Mato Grosso – 5.609 vagas

Pará – 995 vagas

Paraíba – 3.699 vagas

Pernambuco – 4.564 vagas

Piauí – 7.049 vagas

Paraná - 4.399 vagas

Rio de Janeiro – 14.137 vagas

Rio Grande do Norte – 1.687 vagas

Rondônia – 16 vagas

Roraima – 419 vagas

Rio Grande do Sul – 1.070 vagas

Santa Catarina – 650 vagas

Sergipe – 145 vagas

São Paulo – 9.064 vagas

Tocantins - 701 vagas


Fonte:NE10
________________________________________________________________________________
Site do Sisu 2012 deve entrar no ar nesta segunda

O site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2012 deve entrar no ar na manhã desta segunda-feira (26), segundo informações do Ministério da Educação (MEC). Nesse primeiro momento, os estudantes poderão consultar os cursos e as vagas disponíveis. 

As inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 12 de janeiro. A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.

O Sisu vai oferecer 108.552 vagas em 95 instituições públicas de ensino superior para o primeiro semestre de 2012. Serão 3.327 cursos. Em comparação ao total de vagas disponibilizadas pelo Sisu no primeiro semestre de 2011, a oferta cresceu 30%.

A ferramenta foi criada pelo MEC em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas e permite ao estudante disputar vagas em diferentes instituições a partir da nota obtida no Enem.

No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulgará a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas.

Fonte: NE10
_________________________________________________________
IFPE divulga listão de aprovados

Divulgado o listão do Vestibular 2012 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Foram 3.588 vagas no total, entre cursos superiores e técnicos, preenchidas pelos candidatos classificados entre os 36.790 concorrentes. Confira o resultado individual no cvest.ifpe.edu.br
Os cursos mais concorridos desta edição do concurso foram o superior de Engenharia da Construção Civil e o Técnico Integrado em Edificações, ambas no Campus Recife.

A matrícula deve ser realizada nos campi onde foram prestados os exames. A instituição ainda disponibilizará 242 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada, que leva em consideração apenas a nota do ENEM.

Fonte: NE10
_________________________________________________________
Mudança de regras no Fies libera estudante de pagar taxa de matrícula

Estudantes que recorrem ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão dispensados, a partir desta sexta-feira (23), de pagar a taxa de matrícula na faculdade. Até então, os alunos tinham que, primeiro, bancar a matrícula na instituição de ensino para, depois, se inscrever no programa e receber o ressarcimento dos valores pagos. A medida que altera as regras foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Com a mudança, o aluno pode se inscrever no SisFies antes de concluir o processo de matrícula. As taxas serão custeadas pelo programa e os valores, incluídos no financiamento. De acordo com a portaria, as instituições de ensino ficam proibidas de cobrar a taxa ou mensalidade do estudante beneficiado pelo Fies. Os valores só poderão ser cobrados se o contrato de financiamento não foi formalizado, com garantia de isenção de juros.

Fonte: NE10
___________________________________________________________
Ministério Público Federal no Ceará vai pedir suspensão do Sisu em todo o país

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como acesso às universidades em todo o País poderá ser suspenso em território nacional. A informação é do Ministério Público Federal, que vai pedir a suspensão do processo na Justiça Federal do Ceará até o dia 7 de janeiro, data do início das inscrições do SiSU por meio da internet.

De acordo com Oscar Costa Filho, produrador do MPF no Ceará, a ação é motivada porque, segundo ele, o Ministério da Educação (MEC) sabia que o vazamento das 14 questões do Enem para os alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, era maior do que o admitido.

Pressionado pelas investigações da Polícia Federal, o MEC decidiu nesta quarta-feira (20) anular as questões para mais 500 alunos do cursinho de pré-vestibular do colégio Christus. O procurador do MPF-CE quer que a suspensão do Sisu permaneça até o fim do inquérito da PF.

A decisão sobre a suspensão ainda cabe à Justiça Federal do Ceará, que deverá analisar a ação do MPF. Caso aconteça, os calendários das universidades de todo o País deverão sofrer alterações, já que a suspensão deverá valer para território nacional.

SINDICÂNCIA NO MEC - O procurador Oscar Costa Filho também informou que deve pedir uma sindicância interna no Ministério da Educação. Ele apresentou um documento assinado pelo delegado da Polícia Federal responsável pelo caso, datado de 11 de novembro, informando que o vazamento das questões também teria chegado aos alunos do curso pré-vestibular.

HISTÓRICO - No dia 26 de outubro, alunos do Colégio Christus informaram que receberam um material fornecido pela escola que continha questões idênticas ou similares às do Enem. O Ministério da Educação confirmou que o material foi entregue aos alunos semanas antes da prova e que havia questões idênticas à da prova.

Em defesa, o colégio Christus informou que os exercícios fazem parte de um banco de dados de questões criado por professores e ex-alunos para a formulação de simulados. O MEC decidiu que os alunos do colégio fariam novamente o exame no dia 28 e 29 de novembro, dia da prova para pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

O MPF-CE entrou com uma ação judicial para anular o Enem em todo o território nacional ou que pelo menos as 14 questões fossem anuladas a nível nacional. A anulação foi aceita pela Justiça Federal no Ceará, porém o MEC recorreu da decisão no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife.

A nova decisão do TRF-5 anulava 14 questões somente para os 639 alunos do colégio Christus. No dia 11 de novembro, o MPF-CE solicitou a cassação da decisão do TRF-5 e que voltasse a vigorar a decisão da Justiça Federal do Ceará.

No dia 9 de dezembro, o procurador do Ministério Público no Ceará divulgou que a Polícia Federal tinha evidências de que o vazamento das 14 questões do enem teriam sido maior do que o MEC estaria afirmando. De acordo com ele, pelo menos mais 300 estudantes tievram acesso às questões

Fonte: NE10
___________________________________________________________
Analfabetismo entre jovens em favelas é maior que em áreas urbanas regulares

A taxa de analfabetismo entre as pessoas com 15 anos ou mais que vivem em favelas é 8,4%, o dobro da relativa às áreas urbanas regulares de municípios que concentram essas comunidades.

O dado faz parte do levantamento Aglomerados Subnormais – Primeiros Resultados, baseado em informações do Censo Demográfico 2010, divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo revela que a situação mais grave é encontrada em Alagoas, onde 26,7% das pessoas que moram em assentamentos irregulares são analfabetas. Em seguida, aparecem a Paraíba (21,3%) e o Rio Grande do Norte (16,3%).

A taxa de analfabetismo no Brasil é 9,6%.

Ainda de acordo com o levantamento, mais da metade dos moradores de aglomerados subnormais (55,5%) são pessoas pardas, seguidas de brancas (30,6%) e de pretas (12,9%).

A maior parte da população (34%) dessas comunidades tem rendimento mensal na faixa que vai de mais de meio salário mínimo até um salário mínimo. Apenas 4,6% ganham mais de dois salários mínimos. Entre a população que vive nas áreas urbanas regulares em municípios com ocorrência de favelas, 26% têm rendimentos que vão de mais de meio salário mínimo até um salário mínimo e 27,1% ganham mais do que dois salários mínimos.

O levantamento aponta também que a população das favelas é, em média, mais jovem do que a de áreas de ocupação regular nas cidades com comunidades carentes. Enquanto nos aglomerados subnormais a idade média dos moradores é 27,9, nessas outras regiões urbanas é 32,7.

Fonte: NE10
___________________________________________________________________________

Vagas do Sisu em Pernambuco


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai selecionar, em Pernambuco, os alunos que estudarão na UFRPE, na Univasf e no Instituto Federal do Sertão Pernambucano. No IFPE, apenas 20% das vagas serão preenchidas pelo Sisu. Os 80% restantes serão ocupadas pelos candidatos que passarem no vestibular.

Confira, abaixo, a distribuição das vagas em Pernambuco. Lembrando que se referem apenas ao primeiro semestre de 2012, uma vez que para o segundo semestre haverá uma nova abertura de inscrições.

UFRPE – 3.620 vagas

Univasf – 650 vagas

IFPE – 262

IF do Sertão Pernambucano – 387

UFPE – 25 (apenas o curso de oceanografia)

Fonte: NE10
_______________________________________________________________
Listão do Vestibular da UFPE também pode ser antecipado

O listão do Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pode ser antecipado. Como o Ministério da Educação (MEC) já divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o dia 6 de janeiro, as notas da UFPE devem sair antes do dia 31 de janeiro de 2012. "Eu acredito fortemente que podemos antecipar", afirmou o presidente da Comissão de Vestibular (Covest), Armando Cavalcanti.


» MEC antecipa resultados do Enem 2011

Todos as provas objetivas já foram, inclusive, corrigidas. No entanto, os feras não devem esperar o resultado da UFPE para este ano. Armando ressaltou que no dia 28 de dezembro, a Covest divulgará uma lista com a relação dos feras que solicitaram o bônus de 10% na nota e não tiveram ponto de corte. Esses estudantes terão um prazo, que ainda será divulgado, para comprovar se realmente estudou em escola pública. Neste ano, 22.031 feras pediram o bônus. A Covest depende deste resultado para processar o listão.

O Vestibular 2012 da UFPE ocorreu sem grandes imprevistos. Nos dois dias de provas, realizadas nos dias 27 e 28, 6.930 feras faltaram ao exame. A abstenção total ficou em 14,2%. No total, 41.570 candidatos continuaram na disputa.

Fonte: NE10
_______________________________________________________________________

MEC antecipa resultados do Enem 2011


O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o início de janeiro. Os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação a partir desta quarta-feira (21) no site do exame.

» Listão do Vestibular da UFPE também pode ser antecipado

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.

Fonte: NE10
________________________________________________________________________

Listão do IFPE sai este ano

Existe a possibilidade de o listão sair antes do Natal

O listão dos candidatos aprovados no vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) será divulgado ainda este ano. Pelo cronograma do concurso, a comissão tem até o dia 5 de janeiro de 2012 para liberar o resultado.

"Estamos trabalhando para divulgar o listão o mais rápido possível. A correção das provas está próxima de ser concluída", afirma a presidente da comissão de vestibular do IFPE, Adriana Félix.

Embora não esteja confirmado, há a possibilidade de o listão sair antes do Natal.

Fonte: Jornal do Commercio
_______________________________________________________________
UPE não cumpre data do Manual do Candidato e adia listão

Os 31.583 feras que estão concorrendo às 2.864 vagas oferecidas na Universidade de Pernambuco (UPE) vão passar o Natal sem saber se foram classificados no vestibular da instituição. Com data prevista para o próximo dia 21, o listão foi adiado para 30 de dezembro. 



De acordo com o vice-presidente da Comissão de Vestibular, Ernani Martins, não existe problema jurídico em adiar a divulgação, mesmo com a data determinada no Manual do Candidato. "Consultamos o nosso jurídico e eles disseram que não há problema em mudar a data. Poderíamos divulgar o listão até em janeiro. Só não podemos alterar o calendário de matrículas", explicou. 

As matrículas para os alunos classificados devem ser feitas a partir do dia 1º de fevereiro de 2012. O primeiro remanejamento está previsto para o dia 15 de fevereiro. 

Segundo Ernani, os corretores das redações solicitaram mais tempo. São corrigidas apenas as redações dos alunos que não tiveram ponto de corte nas questões objetivas. Questionado se a Comissão de Vestibular não contava com um número maior de feras que passou pelo ponto de corte, Ernani garantiu que não. 

Veja abaixo a nota enviada pela Comissão de Vestibular: 

"Considerando o grande número de inscritos no Processo de Ingresso 2012 da Universidade de Pernambuco (UPE), o rigor técnico aplicado ao processo de leitura dos cartões respostas e no processamento de dados, além do elevado número de redações a serem corrigidas resultantes do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3 e Vestibular, a UPE informa que os resultados (listão de classificados) do Processo de Ingresso da Universidade (SSA 3 e Vestibular) serão divulgados no próximo dia 30 de dezembro de 2011, às 10h, na Reitoria. A UPE informa, ainda, que tal alteração não irá interferir nas demais datas apresentadas nos calendários do referido processo de ingresso."

Fonte: NE10
__________________________________________________________________
Quando a internet interfere na educação
Encontro discute de que forma educadores podem utilizar recursos tecnológicos para facilitar aprendizagem, tornando alunos participativos e estabelecendo limites de uso

Aos 18 anos, Victor Santos confessa: se estiver em casa pode ficar o dia inteiro na frente do computador. Entre uma atualização de status e outra, abre o caderno e dá aquela olhada no material da escola. Precisando, aproveita a internet e pesquisa na rede algum complemento para o estudo. Assunto das principais redações de vestibular do Estado e do Enem, o acesso ilimitado dos jovens ao mundo virtual preocupa os educadores. O tema tecnologia e educação, discutido no primeiro EduTec, Educação e Novos Paradigmas, evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) no início do mês, é uma realidade nas escolas. O que falta é estabelecer o papel das redes sociais nesse novo paradigma de ensino.

Facebook, Twitter ou até o mais novo Google Plus tomam a atenção de quase todos os jovens. De acordo com a Stocktown Production, produtora de vídeos sobre mídia social, apenas no último ano a rede criada por Mark Zuckerberg ganhou aproximadamente 200 milhões de usuários, que ficam conectados, pelo menos, cerca de 55 minutos diariamente. Victor, que terminou o ensino médio este ano, vai além. Fica períodos inteiros do dia conectado. “Estando em casa deixo o computador ligado e sempre que preciso dou uma olhada. Apenas quando tenho outra programação é que saio da internet.”

O jovem garante que, além de se relacionar com os amigos, aproveitava para complementar o que havia sido visto em sala de aula. “Criamos um grupo na sala para trocar ideias, assuntos e informações sobre as provas ou o que foi visto na aula. Não era bem estudar, era mais uma ajuda.”

Atenta à dispersão causada pelas redes sociais, a diretora da Fundação Pensamento Digital, no Rio Grande do Sul, Marta Voeckler, que participou do primeiro EduTec, no Rio de Janeiro, acredita não existis solução para o problema. Mas defende a necessidade dos educadores refletirem como como aproveitar as ferramentas. “Não é trazer a informática para dentro da educação, mas, sim, criar uma nova maneira de ensinar através da tecnologia. As redes sociais oferecem recursos fantásticos, mas não deixam de ser um ambiente de distração. É preciso fazer uma convergência desses dois fatores.”

No projeto desenvolvido no Centro Social na Vila Cruzeiro as crianças têm acesso à rede de uso próprio (acesso fechado) do Noosfero, software pensado para ser rede social e não ferramenta educacional. “Através dela aplicamos teorias ligadas à necessidade de construir. Ou seja, a criança tem livre acesso para produzir desenhos, vídeos, textos e ainda compartilhar com seus coleguinhas.”

Além disso, o sistema de avaliação se inverteu. Em vez de receberem notas no final dos trabalhos, o progresso do aluno pode ser avaliado continuamente. “Nesse ambiente você consegue recolher, valorizar e estimular a produção dos estudantes. Vai existir uma interação entre alunos e professores antes do produto final”, acrescenta.

Para Robert Knezevic, diretor regional de parcerias da Sesame Workshop, criadora do programa Vila Sésamo, o importante é justamente essa criação do aluno. A mudança de ordem, partindo do aluno para o professor, pode agregar ainda mais ao processo educacional. “É importante essa geração de conteúdo de baixo para cima. Os educadores e geradores de conteúdos para educação precisam pensar em uma maneira de usar o que é criado por esses estudantes.”

CHAVE - Apesar da baixa qualidade do que é postado nas redes sociais, Raffaella Traniello, professora de educação infantil de escolas públicas na Itália, acredita que a chave para a mudança e para interação das mídias sociais com educação está justamente nessa produção. “Às vezes o que é produzido por eles pode ser ruim, mas cabe aos professores investir em seu próprio treinamento para ajudar e qualificar esses alunos.”

Com ou sem redes sociais o entrave, debatido durante o EduTec, para inserção da tecnologia na educação foi a conexão com a internet. Dados da Nielsen dão conta de que oito em cada dez brasileiros ainda usam internet lenta, de até 512 Kbps ou de média velocidade, até 2 Mbps. “Uma realidade é que as crianças estão mais abertas a novas plataformas do que os professores instrumentalizados. O problema de conexão leva a interatividade a zero”, afirma Rogério da Costa, doutor em história da filosofia. 

“Essa questão da conexão é geral em toda a América Latina. Para mudar a escola é preciso, antes, mudar essa situação”, acrescenta Alejandro Rojas, criador do festival Trix & Trax, que alia entretenimento a educação e que vê em novas políticas públicas a única maneira de mudar esse cenário.

Fonte: NE10
_______________________________________________________________________
Parceria entre Natura e MEC beneficia mais de 5 mil escolas pernambucanas
O Instituto Natura e o Ministério da Educação (MEC) formalizaram uma parceria em prol da educação pública brasileira, que prevê implantar, como política pública no ensino fundamental, o projeto Trilhas. Só em Pernambuco, o projeto já beneficiou 5.301 escolas de 126 municípios. Esses números representam um total de 7% das escolas de todo o Brasil.

O projeto é composto por diversos materiais elaborados para apoiar o trabalho dos professores, criando oportunidades para que as crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.

Nesta primeira etapa, a escolha dos municípios participantes foi feita pelo MEC com os seguintes critérios: municípios prioritários estabelecidos pela política do Ministério e todas as capitais e grandes cidades do País. 

O Instituto Natura, criado em 2010, é uma entidade sem fins lucrativos, instituída a partir da consciência de que a empresa tem um compromisso com a sociedade que vai além da atuação empresarial.

SOBRE O TRILHAS - Lançado inicialmente pela Natura em 2009, o Projeto Trilhas foi concebido para apoiar e instrumentalizar o trabalho do professor da Educação Infantil O Trilhas foi realizado com verba da linha de produtos Natura Crer para Ver com coordenação pedagógica em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, instituição reconhecida por sua atuação na área educacional.

O projeto atendeu em seus dois primeiros anos, 310 municípios brasileiros, envolvendo 4,3 mil escolas, 15 mil educadores e cerca de 310 mil alunos. A partir dos resultados obtidos nesta primeira fase, foi estabelecida a parceira com o MEC envolvendo uma adaptação do conjunto de materiais para os primeiros anos do ensino fundamental, utilizando o acervo do PNBE. 

Fonte: NE10
_______________________________________________________________________
Diminui participação do governo federal nos gastos públicos em educação
Nos últimos 15 anos, diminuiu a participação do governo federal no gasto público em educação. Em 1995, a União era responsável por 23,8% dos investimentos na área, patamar que caiu para 19,7% em 2009. Já os municípios ampliaram a sua participação no financiamento de 27,9% para 39,1% no mesmo período. As informações fazem parte de um relatório sobre o tema divulgado hoje (14) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A parcela estadual no total de investimento também caiu de 48,3% para 41,2%, considerando o mesmo período. O estudo do Ipea ressalta, entretanto, que os dados não significam que a aplicação de recursos em educação tenha diminuído, já que, em termos absolutos, houve aumento dos investimentos públicos em educação nas três esferas de governo.

De acordo com o documento, a mudança na dinâmica do financiamento, com crescimento dos gastos municipais, é resultado do próprio regime de colaboração que estrutura a oferta educação. Municípios são os responsáveis pelas matrículas de toda a educação infantil e o ensino fundamental, etapas em que houve grande inclusão de alunos nas últimas décadas. Os estados respondem apenas pelas escolas de ensino médio. Por isso a maior conta fica mesmo com as prefeituras.

O relatório destaca que houve uma ampliação real do gasto em educação pelas três esferas de governo entre 1995 e 2009, saindo de R$ 73,5 bilhões para R$ 161,2 bilhões, um crescimento de 119,4% em 15 anos. Também houve aumento dos investimentos na comparação com o Produto Interno Bruto (PIB), passando de 4% para 5% no período. O estudo ressalta, entretanto, que entre 1995 e 2005 não houve elevação dos gastos em educação que se mantiveram em torno de 4% do PIB. A expansão dos recursos se deu, portanto, entre 2006 e 2009.

“Portanto, em 11 anos, a política educacional dos diferentes entes federados elevou sua participação na renda nacional em apenas 1% do PIB. Isto evidencia que o crescimento do gasto durante a maior parte do período apenas acompanhou o crescimento da economia brasileira como um todo”, explica o estudo.

O relatório foi lançado pelo instituto para subsidiar as discussões do Plano Nacional de Educação (PNE) que irá definir uma meta de investimento público na área a ser atingida nos próximos dez anos. O projeto de lei está em tramitação na Câmara dos Deputados. Há divergência entre governo e entidades da sociedade civil sobre o patamar a ser aplicado. A meta definida pelo governo é ampliar o gasto público dos atuais 5% para 7% do PIB, mas entidades da área defendem um índice mais ambicioso de 10%. O Ipea, entretanto, não indica qual seria o investimento mínimo necessário para melhorar a qualidade do ensino e promover a inclusão da população que ainda está fora da escola, como prevê o plano.

“A atual capacidade de financiamento da educação consegue apenas cobrir o valor das necessidades apuradas para manter e possivelmente gerar avanços pequenos no atual nível educacional brasileiro. Este valor é distante daquele indispensável ao financiamento das necessidades para o cenário que representa as melhorias substantivas para educação”, aponta o relatório.

Apesar de não dizer em quanto é preciso ampliar o investimento, o Ipea indica possíveis novas fontes de recursos para a educação. Entre as sugestões estão a criação de novos tributos, a melhoria da gestão das verbas, a destinação dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a área e o aumento da participação das três esferas de governo no financiamento público.

Atualmente, 18% da receita de impostos arrecadados pela União são vinculados à educação - o instituto sugere que esse percentual seja ampliado para 20%. Já os municípios são obrigados a aplicar 25% da arrecadação na área, patamar que poderia ser ampliado para 30%. Segundo o Ipea, a mudança criará um adicional de 0,7% do PIB em investimentos na área.

Fonte: NE10
______________________________________________________________________
UPE abrirá vagas para professores
Concurso será realizado até fevereiro. A expectativa é oferecer, no mínimo, 160 novos postos de trabalho. Docentes com dedicação exclusiva vão ter reajuste de 25%

Até fevereiro, a Universidade de Pernambuco (UPE) vai realizar concurso público para professores. Segundo o reitor, Carlos Calado, serão oferecidas no mínimo 160 vagas, embora o quantitativo final ainda não esteja definido. A última seleção foi realizada há quatro anos e não preencheu todo o quadro profissional. Os cursos do interior são os mais prejudicados com a carência de professores.

"Os docentes vão prover, em definitivo, as necessidades da instituição. Vamos repor o quadro e ampliar a quantidade de vagas", afirmou Carlos Calado. Outra novidade, capaz de atrair grande número de candidatos, é a aprovação da Lei 195, pelo governo do Estado, que reajusta em 25% o salário dos professores e amplia os benefícios para aqueles que optarem pela dedicação exclusiva à instituição. O valor será pago ao longo dos próximos três anos.

A partir do próximo ano, o salário dos professores com doutorado, que optarem pelo vínculo único com a UPE, será de R$ 7.986,25. Já os mestres, sob as mesmas condições, receberão R$ 5.380,70. Dos 921 professores da instituição, atualmente, apenas 15% têm dedicação exclusiva. "Até 2014, essa porcentagem poderá aumentar em até 35%", estimou o reitor da universidade.

A lei, sancionada no último dia 9, também estabelece a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Reivindicação antiga da categoria, o PCCV (extinto em 1999 e retomado em 2007) vai gratificar os profissionais de destaque na instituição. Todo final de ano será feita uma avaliação de desempenho para definir cargos e carreiras. "Aqueles que tiverem bons resultados poderão avançar até duas faixas na grade de vencimentos", explicou Carlos Calado.

O objetivo, segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja, é atrair e fixar os professores bem titulados. "A iniciativa vai aumentar a produção científica da instituição, pois os docentes vão estimular a criação de grupos de pesquisa e, consequentemente, terá um aumento dos cursos de pós-graduação", destacou. "A universidade vai galgar um novo patamar de qualidade e excelência e atrair mais jovens para a carreira acadêmica", ressaltou Granja.

Os professores contratados vão suprir a carência, principalmente, nas unidades do interior. Nas cidades de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Salgueiro, Arcoverde e Petrolina, no Sertão. "À medida em que os professores concursados forem assumindo os cargos, vamos encerrar os contratos com os que entraram através da seleção simplificada", explicou o reitor da UPE.

Fonte: NE10
________________________________________________________________________
Governo lança editais para selecionar estudantes interessados em bolsas de estudo no exterior

O governo lançou nesta terça-feira (13) editais para selecionar estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior no exterior. Os editais fazem parte do Programa Ciência sem Fronteiras e oferecem 12,5 mil bolsas para cursos de graduação em cinco países – Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França – e de tecnólogo no Canadá.

Todos os cursos serão oferecidos na modalidade sanduíche, aquela em que o aluno alterna o período de estudo entre o Brasil e o outro país.

Na cerimônia de lançamento, no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff também assinou o decreto que regulamenta o programa. Ela destacou a importância da qualificação dos profissionais para futuramente atuarem no Brasil. “Nossos desafios são grandes, o Brasil é um país complexo, precisamos enfrentar nossas dívidas históricas, como a extrema pobreza e a elevação da competitividade da nossa economia, por meio da ciência e tecnologia.”

O período de inscrição tem início nesta terça (13) e vai até 15 de janeiro de 2012. A previsão é que a partir de março do próximo ano os estudantes estejam nos países para os quais foram selecionados. Os estudantes que tiverem bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se interessem em concorrer às bolsas terão acesso a cursos de idiomas no Brasil. Após selecionados, podem cursar de seis a oito meses do idioma no país em que são bolsistas.

Os Estados Unidos deve oferece 18 mil bolsas para os brasileiros, até 2015, e os demais países, 10 mil bolsas cada um.

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloísio Mercadante, disse que a partir de 2012 também serão ofertadas bolsas em países como Holanda, Bélgica, Portugal, China, Índia e Japão. Entre as áreas prioritárias do programa estão engenharias, nanotecnologias, física, química, computação, petróleo, gás e carvão mineral.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que o objetivo do programa é que as bolsas atendam estudantes de todas as classes sociais. “Queremos mandar para o exterior a elite intelectual seja ela pobre ou rica.”

Também foram lançados dois outros editais para trazer ao Brasil estrangeiros ou brasileiros que atuam no exterior. O programa Atração de Jovens Talentos (BJT) quer buscar jovens pesquisadores residentes no exterior, preferencialmente brasileiros. Já o Pesquisador Visitante Especial (PVE) prevê o intercâmbio em pesquisas por meio de parceria com lideranças internacionais.

O Programa Ciência sem Fronteiras prevê a concessão de até 101 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos, das quais 75 mil apoiadas pelo governo e 26 mil pela iniciativa privada. Entre as modalidades de bolsas estão graduação sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação.

Em janeiro de 2012, 1,5 mil estudantes já selecionados em edital anterior do programa embarcam para cursos nos Estados Unidos. As informações estão no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Fonte: NE10
________________________________________________________________________
Vagas para estágio de Medicina no interior de Pernambuco

Foi lançado um edital de seleção pública de estágio curricular, não obrigatório, para estudantes de Medicina. Os alunos devem estar matriculados entre o 7° e o 10° período e atuarão em dez hospitais regionais no interior de Pernambuco. Ao todo serão oferecidas 80 vagas. O edital pode ser acessado no portal da Secretaria Estadual de Saúde (portal.saude.pe.gov.br). 

Entre janeiro e fevereiro de 2012, o estágio terá duração de dois meses. A carga horária é de oito horas, três vezes por semana. O investimento para inscrição será R$ 40 e a bolsa aos estudantes aprovados é de R$ 500.

Fonte: NE10
________________________________________________________________________
Senac abre cursos de idiomas para as férias de janeiro

Para os estudantes que pretendem aproveitar janeiro enriquecendo o currículo, uma boa oportunidade são os cursos de idiomas oferecidos pelo Senac Pernambuco, como “Inglês para o turismo”, “Espanhol para Viagem”, “Francês para Viagem” e “Curso Introdutório de Libras”. 

As aulas serão de segunda a sexta, entre os dias 4 e 20 de janeiro: pela manhã (8h às 11h), à tarde (14h às 17h) ou à noite (18h30 às 21h30). 

Aos interessados, o investimento é de duas parcelas de R$ 152, exceto para o curso de Libras, que custa duas parcelas de R$ 185. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento Senac, que fica na Avenida Visconde de Suassuna, n° 500, em Santo Amaro. Mais informações pelos telefones 0800.0811.688 ou (81) 3413.6724.

Fonte: NE10
________________________________________________________________________

.

.